terça-feira, 4 de junho de 2013

Mais de 400 pessoas participaram do lançamento do primeiro Orçamento participativo de Valente



“Aprendi com meus erros que a população fica muito mais satisfeita quando realizamos que elas pedem e não o que achamos que elas querem. Valente está de parabéns pela iniciativa”, alertou o prefeito e presidente do Consisal, Osni Cardoso, durante evento de Lançamento do Orçamento Participativo que reuniu mais de 400 pessoas na Casa da Cultura, nesta segunda-feira (03).

O evento contou com a presença de representantes das comunidades da cidade, autoridades de Valente e líderes políticos, representantes de instituições, vereadores e a comunidade em geral.
Para o prefeito Ismael Ferreira, esta é uma forma democrática de apresentar à comunidade a importância do orçamento participativo para o futuro da cidade a médio e logo prazo. “Acho essencial que a comunidade participe do planejamento do futuro da cidade e estamos fazendo diferente do que já se fez nesses longos anos aqui. Estamos ouvindo os valentenses e para nós é mais que um plano de governo, é um compromisso feito com cada um e cada uma durante nossa campanha”, disse o Prefeito.

O prefeito de Serrinha e presidente do CONSISAL, Osnir Cardoso, do Partido dos Trabalhadores, usou sua fala para relembrar sua experiência no primeiro Orçamento Participativo realizado por ele na gestão de 2009 á 2012. “Aconteceram muitos acertos, mas os erros servirão para aprender e isso fará com que a comunidade se aproxime mais das atividades do poder publico, a participação da sociedade civil organizada, estudantes, professores e servidores é de fundamental importância”, afirma Osnir.

Presente ao evento, o estudante João Pedro, da comunidade de Petrolina, parabenizou a prefeitura pela realização do evento, mas criticou a ausência de muitos estudantes liberados pelas escolas. “Não tem como o medico cuidar de mim, se não digo minha dor. Com a cidade, também funciona desta forma. Parabenizo o gestor pela sensibilidade em querer nos escutar”, enfatiza.
Membro da comissão organizadora, a vereadora Leninha apresentou a proposta metodológica das oitivas sobre o Orçamento Participativo. “Dividimos a cidade em dois núcleos: sede e zona rural, pela suas diferenças. Este último, ficou subdividido em cinco: Tanquinho, Rua Nova, Valilândia, Queimada do Curral e Junco. Reuniremos as comunidades vizinhas nesses núcleos.  A sede fica subdivida em dois grandes polos imaginários para realizar as atividades para facilitar a participação de maior número de pessoas. Sentaremos com a comissão organizadora para definir a metodologia de aplicação, mas sem dúvida não começaremos do zero, já que o plano de governo da atual gestão foi feito de forma participativa”, encerra Leninha

Ao final, Ismael agradeceu a presença da comunidade e enfatizou a importância da participação cidadã no projeto para que ele dê resultado. “Esta é uma importante oportunidade que vocês têm de decidir o que acreditam ser prioridade em sua região. É uma ferramenta democrática e que tem o objetivo de unir a comunidade e administração pública, para que juntos, decidam o que é melhor para o futuro de Valente”, explica o Prefeito.

A comissão ficou composta por: Agnaldo Oliveira, Chefe de Gabinete, Vereadora Leninha, Murilo Soares, Diretor de Planejamentos e Projetos Sebastiana Eni, Assessoria de Comunicação, José Décio Silva, Diretor Legislativo da Câmara de Vereadores.



Fonte: Ascom PMV


Nenhum comentário:

Postar um comentário